domingo, 24 de fevereiro de 2008

Política: internacional

Ernesto "Che" Guevara:Um símbolo de lutas e conquistas


Castro abre mão do comando de Cuba mas não perderá influência

Paula Mattäus

Fidel Castro,81 anos, que concentrou as decisões da ilha de Cuba por 49 anos, desistiu de permanecer como presidente daquele país, porém, terá forte influência no governo enquanto viver. O líder cubano amado por uns e odiado por muitos outros se afasta por motivos de saúde do comando de Cuba.
Com a eleição de um novo presidente, hoje, Fidel automaticamente perderá a imunidade podendo responder, assim como Pinochet, pelos crimes de genocídio, delitos contra pessoas e confisco de seus bens em casos de conflitos armados, tortura e terrorismo.
Cuba viveu, no ínicio do século XIX, o ápice do sistema colonial. A independência, em 1898, foi financiada pelos norte – americanos, que incluíram na constituição cubana a Emenda Platt, a qual dava o direito aos Estados Unidos intervirem em Cuba, (assim como o Tratado de Resende, que dava “poderes” aos norte – americanos de intervirem no Brasil, caso a paz e a soberania da América estivessem comprometidas, ou o país fosse ameaçado por alguma guerra, assinado no Rio de Janeiro, em 1947).
A ditadura de Fulgêncio Batista (1952 – 1959) enfrentou uma forte oposição, onde se destacou o grupo de Fidel Castro, que atacou o quartel de Moncada, em 26 de Julho de 1953. O ataque fracassou, o grupo dele foi preso e, depois, anistiado por Batista. Reorganizaram suas forças no México e retornaram a Cuba em 1956, para iniciar a luta contra o regime de Fulgêncio Batista. A pergunta que fica é: Qual foi a ditadura mais opressora ? A de Fidel ou de Fulgêncio Batista ? Só mesmo o povo cubano para responder a esta e a outras questões, pois, saberiam ao certo o que realmente se passou se tivessem vivenciado ambos os períodos e, é claro, os que estiverem vivos em dias atuais. Só pode se falar sobre o que é realmente uma ditadura quem realmente sobreviveu a ela.
O plano de desembarque fracassou e os rebeldes refugiaram – se na Sierra – Maestra, onde começaram as ações guerrilheiras, que contavam com o apoio do povo. O movimento guerrilheiro, com liderança de Camilo Cienfuegos e Ernesto “Che” Guevara, expandiu – se rapidamente e, em 1959, ocuparam a capital.
A força dos rebeldes e, esses sim, com uma causa, trouxe como traz até a geração presente, a esperança de que é preciso lutar pelos ideais. A figura romântica e inspiradora de Fidel ao fumar o seu Romeo & Julieta com outros militantes dentro daqueles charmosos uniformes, ou até aquele belo retrato onde “Che” Guevara, de cabelos a altura dos ombros, de boina e barba a fazer, a mirar para o horizonte, como quisesse dizer: “ Ainda há muito o que ser feito, porém vi, vim e venci. Não se esqueçam de mim porque a luta tem que continuar a cada dia, mesmo que ela seja contra o próprio espírito de vocês. Eu morri por um ideal e vocês vão viver para o quê ?"
Com a força e bravura desses homens um povo sonhou. Sonhou com um mundo mais justo e digno para si e para seus filhos, porém, esse sonho veio a cair por terra.
O governo revolucionário que, num primeiro momento pareceu adotar uma linha moderada, surpreendeu . Foram tomadas medidas, assim como vemos hoje pelo mais novo discípulo de Fidel, o Presidente da Venezuela Hugo Chavez. Empresas de serviço público e de petróleo, a supressão de latifúndios mediante a reforma agrária e a nacionalização dos monopólios e de empresas cubanas. Os inimigos da revolução eram fuzilados no paredón. Essas medidas radicais fizera com que os comunistas cubanos apoiassem a revolução que, no esquema da Guerra Fria, era essencialmente anti – capitalista e “comunizante”.
Recentemente foi feita uma pesquisa na Venezuela e o resultado foi surpreendente: Quais eram os homens mais sexy da Venezuela. Hugo Chavez ficou com a quinta colocação...Quem serão então os quatro primeiros ? A população não foi pressionada a votar nele...Ou foi ?
Os Estados Unidos, frente à radicalização do movimento, desencadearam uma forte pressão econômica sobre Cuba. Em 1960, Cuba passou a importar petróleo da antiga União Soviética, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), hoje a Rússia. As refinarias estrangeiras foram encampadas pelo Estado. Em 1961 os EUA romperam as relações diplomáticas com Cuba e o presidente à época, John Kennedy apoiou a invasão militar de Cuba pelos próprios cubanos. Os exilados. Esse episódio ficou conhecido como episódio da Baía de Porcos, que foi um fracasso.
A aproximação com a URSS incluiu a instalação de bases para o lançamento de mísseis na ilha, o que ficou conhecida como a Guerra dos Mísseis, o que provocou uma reação imediata dos Estados Unidos. Acreditava – se na época que o mundo estava à beira de uma guerra nuclear. Com certeza poderia estar. Imaginem que se no lugar de John Kennedy na presidência dos Estados Unidos estivesse algum integrante da família Bush...Provavelmente não estaria a reportar esta história e os continentes Americano e Europeu estariam em total destruição. Porém, com a diplomacia soviética e norte – americana, o máximo que ocorreram foram as retiradas dos mísseis de Cuba pela União Soviética e os EUA acabaram por promover o completo bloqueio econômico contra Cuba. A revolução cubana, ao tornar – se socialista, afastou o país do sistema panamericano. Em 1962, na Conferência de Punta del Este, (no Uruguai), Cuba foi excluída da OEA. Apenas o México conservou as relações comerciais e diplomáticas com Cuba. O isolamento e a dependência da União Soviética fizeram com que Fidel Castro tentasse “exportar” a revolução.
Geralmente o povo brasileiro gosta de heróis derrotados. Quem são os heróis brasileiros ? Tiradentes é um bom exemplo. Isso se repercute até hoje, afinal de contas o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) sobrevive há mais de duas décadas com a exibição e boa audiência de Chapolim Colorado.
Por conta da influência da Revolução Cubana sobre a América Latina, o que marcou e muito a história dos países latino – americanos na década de 1960 e a criação da Organização Latino – Americana de Solidariedade (OLAS), em 1967, juntando a participação de Ernesto “Che” Guevara na guerrilha boliviana, contribuindo para o aparecimento de várias outras guerrilhas, vista como tática revolucionária para a América Latina e o “foquismo” fracassado, acabaram trazendo para o Brasil marcas irreversíveis como o golpe de 1964,que foi um claro aviso dos norte – americanos para que a nação brasileira não viesse a disseminar propaganda e influência comunista.
O que é mais engraçado nessa história é ver e ouvir um ex - líder sindical, sofreu a duras penas as opressões do regime ditatorial, que amargou por conta da política de repreensão contra os trabalhadores, lutou e participou do comício a favor das Diretas Já e hoje, presidente da República Federativa do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dizer que há democracia no processo sucessório de Cuba...Não dá para entender. Pelo visto muita coisa mudou...Os mitos estão a morrer. A história recente não apresenta grandes nomes, os ídolos não são mais ídolos e o passado os condena. Quem serão os novos heróis da história ? Só o tempo é que dirá.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Política: processo

Entre problemas com a ordem editorial, Folha não “escorrega” sozinha

Paula Mattäus

Reportagem da Folha de São Paulo a respeito da suposta origem do dinheiro “arrecadado” pela Igreja Universal do Reino de Deus mobiliza centenas de processos de fiéis em todo país contra a publicação. Estariam eles certos ou errados em classificarem a igreja de Edir Macêdo Bezerra como uma “seita” ?
Esqueça tudo isso caro leitor, esta é apenas uma cortina de fumaça que grandes veículos de comunicação tentam lançar sobre os teus olhos para desviarem de todos o foco principal e “alavancar” as vendas de uma biografia que está mais para um livro de um franco – atirador que um líder em expressão, porém, um excelente trabalho realizado pela Jornalista Cristina Serra.
A Opus Dei é uma seita dentro da Igreja Católica, entretanto, não há relatos que algum de seus líderes processou alguém ou alguma empresa por utilizar em referência a esta tal classificação.
Agora, senhores leitores, sou eu quem atiro: Paula Mattäus não tem medo de ninguém, muito menos de boca – aberta da Polícia Federal.
Vamos por partes, ou melhor, por balas... Para inicio de conversa, ninguém dentro da Igreja Universal até agora moveu um processo sequer contra o Jornal Folha de São Paulo.
A briga, (leia também se tu fores fiel da igreja, não tenho nada, absolutamente nada contra a referida.) deles é de ordem política e, principalmente comercial. Os envolvidos nessa trama são: Folha de São Paulo, Rede Record de Televisão, a própria Igreja Universal do Reino de Deus, (a maior contribuinte da Rede Record,isso tem que se dizer...)Rede Globo de Televisão e ex – parlamentares, o que tornam essa receita muito mais que efervescente...Explosiva. Também não podemos nos esquecer da Revista Veja, do Jornal O Globo... E quem ficou fora também já foi intimado a participar: Rede Bandeirantes de Televisão e o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).
O nome Carlos Rodrigues te lembra algo ou alguma coisa ? Sim diletos ! Ele usava o nome eleitoral de Bispo Rodrigues por ser obviamente bispo. E bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Esse só foi eleito por conta dos 192.640 mil votos em 2002 para exercer o mandato de Deputado Federal pelo PL carioca. Esses votos são, logicamente, de fiéis da própria IURD, porque até então, tratava – se de um ilustre desconhecido da grande maioria da população do estado do Rio de Janeiro.
Em recente depoimento declarou ter recebido cerca de R$ 150 mil em dinheiro em espécie do PT para cobrir despesas do segundo turno da campanha presidencial em 2002. Foi extremamente irônico em seu depoimento,(e, imagino que seja, pois conheço o senhor Carlos Alberto Rodrigues Pinto, mais conhecido como o bispo John Lennon... Para os íntimos. Ah...se o Aeroporto de Congonhas falasse ! ) “Nunca imaginei que o dinheiro do PT tivesse origem nebulosa. O PT era então um partido acima de qualquer suspeita. O PT era o guardião da ética e da probidade no meio político. O PT sempre fez discursos de que tudo que fazia era correto”.
(Tudo bem, o senhor acha que a Paula Mattäus é a Alice no País das Maravilhas e todos nós vivemos no mundo Mágico de OZ...Cá entre nós...Caiu uma oferta aqui no chão: Um parlamentar que declarou ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral, ter um patrimônio avaliado, isso em 2002, de R$ 19.292,138,20 milhões e ter gasto com despesas de campanha naquele mesmo ano R$ 345.934,30 mil, renunciar ao mandato por conta de R$ 150 mil, o que para o senhor é um troco...Ou o senhor está a proteger alguém ou está sendo ameaçado por alguém...Sem a menor cara-de-pau, o senhor, por favor, se liberte ! O senhor mentiu em todo o teu depoimento ! Está a esconder muita coisa... Só tenho uma pergunta a te fazer: está valendo a pena ? Pergunte isso a si mesmo...).
Um bispo que era o braço direito de Edir Macêdo e que, de uma hora para outra perde o título de bispo, é expulso da igreja que ajudou a construir...Ficou muita mágoa...(O senhor sabe onde quero chegar...E eu vou chegar. Nem que eu desça ao inferno...Sabe que sou capaz. Já provei isso...). A Rede Globo de Televisão não tem bola de cristal, não acredito em coincidências, posso ter premonições, mas nem mesmo elas me asseguram espaço de tempo entre um acontecimento e outro. Só alguém de dentro da Igreja Universal do Reino de Deus, gente do primeiro escalão, título conferido também ao senhor, poderia dizer com precisão tudo o que aconteceu naquele hangar, naquele dia, na exata hora em que os lerdos dos Federais chegaram para abortar aquela decolagem. Porém, o senhor foi expulso da igreja...Não seria o suspeito...Ou seria ?
Tudo combinado... Alguém liga para a Rede Globo de Televisão em Brasília e diz: “Eu tenho um furo, se vocês quiserem uma notícia para dar muita audiência é só estarem com a equipe de vocês no hangar tal, na hora tal...Vocês não irão se arrepender, eu garanto...”. Dito e feito: a Polícia Federal chegou ao hangar indicado, na hora indicada e mesmo antes disso, quem já estava lá ? A Rede Globo de Televisão. Total da burrice: 23 milhões apreendidos em malas e expostos como um troféu pelos “espertos” em todos os veículos de comunicação.
Foi tudo muito rápido. Se a Polícia Federal tivesse agido de forma estratégica, poderia ter averiguado muito mais coisas e não seria necessário que o Jornal Folha de São Paulo viesse a estar em uma posição bastante desconfortável, principalmente depois de terem pago à líder da Igreja Renascer em Cristo a quantia de R$ 450 mil de indenização por calúnia e difamação. Hoje,o casal Estevão e Sônia Hernandez cumpre pena nos Estados Unidos,graças ao eficiente trabalho realizado pela polícia norte – americana, justamente por remessa ilegal de dólares ao exterior.
Se os Federais não tivessem ido na “onda” da Rede Globo de Televisão,(eles queriam mostrar serviço:"...Não se preocupem,estamos trabalhando...",e o delegado - chefe ávido para aparecer e receber os "louros" da vitória,querendo ser "O bom"...) poderíamos saber, nesse momento, para onde iriam aquelas malas, pois, se eles acompanhassem os passos dos advogados da Igreja Universal, poderiam averiguar se o montante transportado por eles iria parar em algum paraíso fiscal, justamente o que afirma a reportagem do jornal Folha de São Paulo: “...Os dízimos e ofertas dados pelos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus podem estar sendo “esquentados” em paraísos fiscais”. Enfim, a Polícia Federal estragou uma importante investigação.
Esta que vos escreve procurou a Rede Globo de Televisão,em Brasília,para descobrir quem seria a fonte que deu detalhes para uma cobertura de consideráveis minutos em horário nobre e em rede nacional. Não consegui, mas não há nada que seja impossível. Não para mim.
Também procurei a Polícia Federal,em sua sede,em Brasília. O que o delegado - chefe alega é desconhecer toda essa história. Diz que se a igreja comprovar a origem do dinheiro apreendido por ela, esse será entregue a quem de direito. Só que a igreja,até o presente momento, nada fez para reaver a quantia em posse deles. Há algo muito mais nebuloso nessa história do que possamos tentar imaginar.
Procurei também a empresa de taxi aéreo a qual foi fretado o jatinho para o transporte do valor.Perguntei quem foi que pagou o fretamento,como foi a forma de pagamento,qual era o real plano de vôo...Eles se negaram a darem maiores informações.Mas, nada que eu não descubra.
Na real, a única pessoa que “se queimou" legal por conta dessa reportagem, foi a nobre colega jornalista do jornal paulista. Se a matéria foi publicada na Folha, foi porque o editor – chefe do jornal de Frias Filho têm interesses pessoais nessa matéria e não faz a mínima questão de saber como vai ficar a sua contratada.
Se me pedissem para fazer uma matéria desse tipo, onde só há especulações e interesses de um filho de papai, mesmo antes disso, eu, Paula Mattäus, sem nenhuma dúvida pediria demissão. Repito, não tenho medo de ninguém,porém, estudo para me realizar com a minha profissão e não me detonar por conta dela, muito menos por conta de patrão. Quero dar a notícia. Não ser a notícia.
Outra coisa:Nunca permitirei que alguém me demita. Quero me dar ao luxo de eu mesma pedir a minha demissão e, se esta já for a intenção, me antecipo.

Só para refletir:

Não se pesca peixe grande quando a isca é pequena e o anzol não for seguro. Ele sempre se quebrará no lado mais fraco.

Política: saúde

Parlamentar tenta criar lei para assegurar saúde de trabalhadores

Paula Mattäus

O deputado Clodovil Hernandes (PR – SP) apresentou Projeto de Lei (2.374/07) que acrescenta na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) exames de próstata para trabalhadores acima de 40 anos por conta do empregador e, em caso de positivo, tratamento psicológico necessário.
Um projeto como esse deveria ser aprovado e estendido às mulheres como exames de prevenção do câncer de mama e de colo do útero, também deveriam existir campanhas efetivas para a realização desses exames com a finalidade de acabar com certos tipos de preconceitos, principalmente entre os homens. Esses exames deveriam ter caráter obrigatório, trata – se de cuidados com a saúde pública.
Porém, se não haver campanhas de conscientização nesse sentido, poderá acontecer algo semelhante à Revolta da Vacina ocorrida no inicio do século XX.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Política: vetem - me se puderem




Podem editarem as minhas idéias, jamais meus pensamentos

Paula Mattäus

Para manter o meu refinamento nessa, não posso dizer:

* Que vivemos em uma escravidão moderna. (Alguns pertencentes ao corpo docente de algumas instituições de ensino desse país poderão, além de me expulsarem, me guilhotinarem no pátio...Voltamos a idade média. É difícil ser crítico hein... Sem mais comentários...).

* Não posso dizer que se Hillary Clinton for eleita
Presidente dos Estados Unidos da América,seu marido terá uma importante participação em seu governo: Bill Clinton ficará responsável pela contratação
das estagiárias da Casa Branca.

* Também não posso dizer que até 1950 o Brasil era chamado de Estados Unidos do Brasil e que meu pai é sulista pelo fato de ter nascido em 1949,no estado de São Paulo – (SP), àquela época pertencente a região sul do país, também pelo fato de que me expulsarão da instituição de ensino em que estudo. Vou rasgar a certidão de nascimento dele. Ele não é daqui !

* Também não posso dizer que se eleito,Barack Obama enfim poderá realizar o sonho de Martin Luther King e lutar contra o racismo e a desigualdade no mundo, porque sou a única apaixonada por ideais
verdadeiramente políticos e ainda sonho com um mundo
mais justo, também correndo o risco de passar pelo tribunal da “Santa Instituição”.
Me parece que eles não são a favor de mulheres que falem,muito menos gostem do assunto. Sou subversiva sim... E daí? Vou falar o que me der vontade e só me calo se me matarem ! Se gostarem ou não...Não é problema meu.Não nasci para agradar.Nasci para perturbar.Aqui,nesse lugar,não restará pedra sobre pedra !

* Não posso contar um “babado fortíssimo” porque aí o Abravanel não vai gostar...Mas conto: O SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) exibirá pela quadragésima vez,(olha a hipérbole...) a novela “ As Pupilas do Senhor Reitor” e já convidou para o papel principal Timothy Martin Mulholland , este já o aceitou, levando em conta não achar nenhum problema ético com relação a sua atuação.Quem poderá também participar da trama é a filha de Mulholland,Rosanne. Isso se o contrato que ela tem com a Rede Globo de Televisão já estiver terminado...

* E não posso afirmar que o Presidente, agora sim, da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva está, literalmente com a família a entrar em uma fria e, pelo incrível que pareça, está adorando.

* Mas como Paula Mattäus é Paula Mattäus, nunca perderá o velho costume. Já disse e pronto...Escapuliu... (Estou tentando me refinar, porém, com este país do jeito que está fica difícil). Mas estou tentando...

* Um conselho: siga – o se quiser. Se você não quiser ser crítico, muito menos questionador, não queira ser jornalista. Se já for, mude de profissão. Você não nasceu para vencer por meio dessa. Busque a tua verdadeira vocação. Um bom crítico jamais será esquecido, inclusive depois de ser despedido pelo patrão ! Não quero impressionar chefe, puxar saco de ninguém. Eu só quero ser eu.

Paula Mattäus, amada, odiada... Porém, eu.

* Fidel Castro renunciou em Cuba...Sabe o que sabe o que é mais engraçado ? Todos sabem quem foi Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara ... E o pobre do Camilo Cienfuegos ? Alguém se lembra dele ? Ele também participou da revolução...Coitado.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Política: inicio do ano legislativo

Feliz Ano Novo !


* Bem vindos a 2008, porém, para dizer a verdade, esse ano só se iniciará na próxima segunda – feira dia 11, isso para políticos e baianos, sem ofensa, se o político for baiano então... Dizem que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval. Pode ser... Para quem não tem o que fazer...

* Ô meu rei, ô painho, não tenho nada contra os baianos não viu... Penso até que o baiano é o povo mais trabalhador do mundo. É, o baiano é o único povo que tem uma semana com oito dias. Para que ele possa trabalhar têm: segunda, terça, quarta, quinta, sexta – feira, sábado, domingo e... amanhã.

* Vocês, prezados leitores, devem terem estranhado o fato de que não postei nada sobre o cenário político desse país em janeiro. E não tinha o que postar mesmo. O que dizer com o provável deserto que está a Esplanada dos Ministérios até agora...Nada.

* Assim mesmo, longe da capital federal, fiquei a saber que o ilustre Senador e ex – Presidente da República José Sarney indicou para o cargo de Ministro de Minas e Energia o ex – Governador do estado do Maranhão Edson Lobão. (Esse homem sabe fazer alguma instalação elétrica ? Sendo mais concisa: Esse senhor sabe ao menos trocar uma lâmpada ?)

* Porém, as idéias de... (não posso dizer, senão, vou cometer um crime ao xingar o pobre animal...) do Senador José Sarney não me abalam não... Ele foi um grande presidente. Não havia inflação no governo dele...Existia uma hiper – inflação. Até emprego para a minha mãe ele deu. Ouvia todos os dias Jornalistas de todo o país chamá – la de: “A fiscal do Sarney”. Vi a minha casa se tornar um pequeno “armazém” tamanha era a quantidade de coisas que se comprava em um único dia...Vocês devem se lembrar. Se a época do ocorrido, em 1986, eu tinha apenas quatro anos e lembro... Porque não se lembrariam...

* Também me lembro do governador “biônico” que Sarney mandou para o Distrito Federal. O goiano Joaquim Domingos Roriz. Como poderão perceber, Sarney definitivamente não acerta uma...Vamos dar uma luz para ele, até porque eu, vocês e ele, nós todos vamos precisar. Teremos esse ano, que será um ano curto, graças às eleições, também o apagão elétrico assim como em 2001, no governo FHC.
Calma ! Vou explicar como cheguei a essa conclusão:

* Apesar de que, nos últimos dias, as chuvas nas regiões sudeste e centro – oeste estejam acima da média registrada para os últimos meses, os reservatórios ainda não atingiram a capacidade para entrarem no limite mínimo de segurança, que é de 53 % de suas capacidades totais. Estão apenas com 50 % e a região nordeste, pela seca, acumula apenas 30 %. Quando há falta de energia em uma região, os excedentes das outras regiões são desviados para a região deficitária. Só que, assim como no ano de 2001, não há excedentes. Quem pagará essa conta seremos nós.

* A culpa é de São Pedro ? Não. Vamos ver como se sairá Lobão...Se bem que se chamassem um outro Lobão, o músico,talvez,esse teria uma resposta...Ainda fiquei a saber que têm Lobos no senado...Isso também não é novidade. Todos sabem que Lobos e raposas sempre terão seus lugares cativos e garantidos lá... Isso é conversa para boi dormir. Pensando bem, ele, o boi, não vai não... Vai virar filé, maminha, patinho, fraudinha, ser assado numa churrascaria de algum município brasileiro, servido e finalmente pago com o cartão de crédito do governo. Este é o novo programa da situação: “ Fome 1 - 2 - 3”, já que o Fome Zero não deu certo... Quem vai se “ esbaldar” com a churrascada do governo será a oposição...Se bem que em 2006 tentaram tirar algum proveito, porém, o prato foi indigesto. Ao que tudo indica será instaurada uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Poderá tudo virar em um velho conhecido prato da Itália, São Paulo,também muito apreciado em Brasília... Pizza belo !

Uma coisa caiu aqui no chão: Será que a pizzaria vai ser paga com o cartão de crédito do governo ?

* Para piorar, senhores, (as), agora esta que vos escreve “ se recolherá à sua insignificância”, se o TSE, (Tribunal Superior Eleitoral ) “acertar” os ponteiros com o Da Hora, alguém roubará o bordão da campanha de Orestes Quécia. Teremos que escutar: “ Severino vem aí ”. Será que Severino Cavalcanti tem um “ santo ” forte ? Meu Deus... Que leis são essas ?

* Como vocês podem perceber , o mês de janeiro não foi interessante. Nem para mim, nem para vocês. Contudo, posso afirmar com toda certeza:

Esse ano promete ! 2008 está apenas começando...


Paula Mattäus


P.S.: Para quê existe Ministério da Igualdade Racial ? Se tem que igualar algo ou alguma coisa, tem que existir outra como referência... E, sinceramente, desconheço outra raça que não seja a raça humana.