quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Política: eleições 2008


Líderes em pesquisas no Rio mudam programas políticos
Paula Mattäus

Candidatos à prefeitura no estado do Rio de Janeiro apresentam desde o último dia 20, estratégias alternativas, principalmente em propagandas eleitorais exibidas na televisão. No dia anterior, pela primeira vez, foi apresentada a campanha dos candidatos a vereador. As campanhas de maior impacto – a dos majoritários - são finalizadas por especialistas de marketing. A campanha reúne 22 candidatos e tem em sua liderança nas pesquisas, o senador Marcelo Crivella (PRP) e Eduardo Paes (PMDB) que apresentam, hoje, alterações em seus respectivos programas.

Marcelo Crivella, que no último pleito, em 2004, ficou em segundo lugar com 753.189 votos, no qual foi vencido pelo atual prefeito César Maia (DEM), com 1.728.853 votos. É o candidato que tem a maior rejeição entre os demais, em pesquisa revelada pelo instituto Datafolha, no dia 07 de setembro, em uma disputa que reúne Jandira Feghali (PC do B), Solange Amaral (DEM), Fernando Gabeira (PV) e Chico Alencar (PSOL). A pesquisa revela que 33% dos eleitores disseram não votar em Crivella de maneira alguma.
Crivella segue a mesma linha de Lula, que tem como publicitário Duda Mendonça. Duda esteve no Rio, em um hotel para gravar a campanha do senador. Tudo em um clima bem família. Marcelo Crivella se apresentará ao lado da mulher e dos filhos. Crivella, que tenta se livrar do mal estar causado pela paralisação das obras no morro da Previdência, teve programa alterado por decisão da Justiça Eleitoral. O candidato mostra, em programa anterior, uma obra que foi contestada pela favela. A edição apresentava a construção de uma casa em apenas três dias. A casa já existia e teve, somente, telhado e pintura renovados.

A rejeição a Eduardo Paes é de 14%, totalizando 19 pontos a menos que o candidato do PRP. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Renato Pereira, responsável pela propaganda de Eduardo Paes (PMDB), disse ao site G1 “esperar os últimos acontecimentos” para fechar a última edição do programa. Garantiu também, a participação do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), nos programas de seu cliente. Paes é o candidato com maior tempo de exposição no vídeo (6min 48s). A participação do governador ainda não tem data prevista para ir ao ar. “Gravamos com o governador, mas não sei ainda quando vamos divulgar. Quero apresentar as principais propostas e o clima favorável para ele – Paes – recebe nas ruas. Será um programa simples, uma revista eletrônica com as principais agendas dele”, disse o diretor da campanha de Eduardo Paes.