segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Política:batendo, pela sexta vez, na porta do Céu


Paula Mattäus

Esse negócio de ser político deve ser muito bom. Governador então... uma maravilha! Passagem direta para entrar na “Glória” sem check – in, nem purgatório. Em um Céu de cor diferente, de uma tonalidade de azul bem conhecida em Brasília. (Não, não é proveniente de algum metal refletindo a poluição). É Joaquim Domingos Roriz, ex – governador do Distrito Federal que deseja, pela sexta vez, conseguir chegar lá. Para quem será as outras cinco passagens? Vão pensando...

Depois de renunciar ao mandato de senador em 2007, (sabe se lá o porquê...),estar afastado dos palanques e rodas do cenário desde então, não vê a hora de discursar, anunciando candidatura própria no início do ano que vem, o que foi previsto e como lhes disse anteriormente, vermelhos e azuis irão para o campo de batalha, enquanto verdes correrão por fora.

A tática consiste no seguinte: se realmente se candidatar, o senhor que popularizou o termo “DispoiZ num reclama”, não deixará muita sombra de dúvida se ganhará, ou não, a eleição para governador em 2010. Isso, graças à política do Pão e Circo de que tanto seus eleitores necessitam, amplamente difundida em gestões anteriores, um pouco carente na atual. (Sabe como é, política fiscal, cortes... Esse tipo de coisa).

Estratégias

Se o atual governador, José Roberto Arruda, concorrer na chapa do PSDB à vice – presidência da República, sobrará uma vaga para o cargo que agora ocupa. O vice de Arruda, Paulo Octávio, terá de concorrer junto com alguém. Todo mundo precisa de alguém! (No caso dele, de um vice, já que esta posição não pretende conquistar nunca mais). Como não aceitará estar em segundo lugar, outra vez, poderá ficar fora do jogo. Se por ventura se aliar ao homem da Pomba Azul*, o que poderia estar fora de cogitação, mas não um fato considerado impossível, teriam, os dois candidatos, margem maior frente a uma candidatura petista.

Vale lembrar que o tempo no relógio do “Buritinga” está por findar. O acordo firmado entre o governador Arruda e o vice, Paulo Octávio, termina em 15 de dezembro. A partir do próximo ano, Paulo Octávio deverá assumir o cargo no lugar de Arruda. Claro, se o acordo estabelecido entre os dois senhores for realmente cumprido.

O quê Roriz teria a ver com isso? Muito. Se for levada em consideração as eleições municipais deste ano, em que a maioria dos prefeitos que foram eleitos se reelegeram, uma possível aliança poderá fazer com que o ex – governador aproveite do mesmo trunfo para que saia vencedor. O uso da máquina administrativa, permitindo associações duvidosas, esperadas ou não.

Quem manda

Roriz, por vaidade, também poderá descartar – lhe o uso,(da máquina administrativa) assim como o de alianças de peso para, quem sabe, “provar” que ainda tem poder de voto e de voz na capital do País, apenas a considerando como quintal de uma das fazenda dele.

Agora, pensar que o cidadão que falava de frente ao “ Forró do Gerso”, onde se lia claramente: forro de gesso, na cidade – satélite de Samambaia, o senhor que tem várias comunidades no Orkut em sua homenagem, dentre elas, “Aposeeeenta, Roriz!”, ou a mais famosa, “Roriz se alimenta de criancinhas”, (essa é pesada!) um dia cogitou a hipótese de se aliar ao Partido dos Trabalhadores (PT), é querer ver a coisa ficar roxa na cidade.

Acreditar, ainda, que Dunga é somente um dos sete anões e que eles ficaram famosos por conta da Polícia Federal, (quem não ouviu falar nos “Anões do Orçamento”?!?!), que a madrasta é, na verdade, mãe da Cinderela... Vamos “viajar”! Descobrir que na outra encarnação, Osama Bin Laden era um banqueiro judeu... (Desde já, peço desculpas a todos das comunidades espalhadas pelo mundo. Por favor, não me chamem de impura... Já basta que Bin Laden me chame de infiel!)

Vamos imaginar uma coisa bem pior: que Bush seja a reincarnação de algum comuna e, agora, a minha parte, o impossível... que Papai Noel vá lá em casa, com todo aquele pigarro: “ho-ho-ho”, usando um terno preto, (Giorgio, arruma algo decente para ele!), caia no telhado, quebre a minha lage e ofereça um estágio para esta que vos escreve, em plena crise mundial e mudança nas leis...

Vão sonhando...

Que ironia não?!? Saber que o senhor Joaquim Domingos Roriz foi o fundador do PT no estado de Goiás e que, hoje, diz ter ogerize do partido...

*Esta espécie é rara e está em extinção. Elas nascem e crescem em cativeiro com um único objetivo: serem soltas em alguma inauguração ou grande comício. Estima – se que grande parte delas sejam de um tipo diferente de azul, o Roriz. Também são usadas em comícios pelo PSDB. Roriz as empresta. Tucano, de cor azul, tem maior falta na praça. (Com a “doação” de pombas, não se criam problemas com outros partidos nem com o IBAMA, acho. Lugar que tem muito pombo é muito poluído...).